24 de julho de 2014
busca
Destinos :: Minas Gerais :: Pitangui
Pitangui - MG

Guia de Pitangui - MG

História de Pitangui

HISTÓRIA DA CIDADE
Localizada na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, Pitangui, a sétima vila do ouro, surgiu no final do século XVII, quando bandeirantes paulistas encontraram ouro naquela região. Em 1715 é elevada a vila, recebendo o nome oficial de Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitangui. Sua tradição de resistência à opressão metropolitana ficou marcada na história através de vários motins, como o liderado por Domingos Rodrigues do Prado em 1720. Este motim, como muitos outros que ocorreram na região das minas no decorrer do século XVIII demonstravam claramente a insatisfação do povo mineiro com a política fiscalista portuguesa.
No decorrer do século XIX, Pitangui esteve presente em alguns dos grandes acontecimentos da história do Brasil, como no processo de independência, quando o Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, vigário de Pitangui nomeado por D. João VI, acompanhava D. Pedro I na histórica viagem de 7 de setembro de 1822. Conselheiro do imperador teve papel importante nos acontecimentos que determinaram a proclamação da independência.
Durante a Guerra do Paraguai, cidadãos pitanguienses formaram um batalhão de voluntários que marcharam em direção ao Rio de Janeiro, onde se juntaram aos contingentes que se deslocariam para o cenário de guerra na região platina. Ao todo, partiram para o front 52 filhos de Pitangui, movidos por um forte sentimento patriótico.
O político mineiro Gustavo Capanema, que iniciou sua carreira pública em Pitangui teve papel fundamental no primeiro governo de Getúlio Vargas ao assumir a pasta da Educação e Saúde Pública.
O município tem uma área de 568,332 km² e uma população de 26.038 habitantes, segundo o IBGE.


Aniversário da cidade
09 de junho

 

Pontos Turísticos de Pitangui

TURISMO
 
A vocação turística de Pitangui está ligada ao seu passado histórico. O visitante encontrará em Pitangui casarões coloniais setecentistas, além de igrejas e capelas. O ecletismo arquitetônico da cidade é outro atrativo. É possível encontrar em uma mesma rua construções de vários estilos arquitetônicos, uma verdadeira viagem pelas tendências estéticas do século XVIII ao século XXI.
Os adeptos do turismo ecológico encontrarão no entorno da cidade várias opções: trilhas para a prática do Mountain Bike e Trekking, que permitem o contato com a natureza.
O carnaval da cidade é outro atrativo turístico que movimenta a cidade. Shows ao vivo animam os blocos carnavalescos neste período.
Para quem gosta de festas religiosas é tradição a festa de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade e também os festejos da Semana Santa, quando os fiéis decoram as ruas para receber as procissões que marcam os festejos desta data.


Principais pontos turísticos

 
Capela da Penha
Localizada na Praça do Bandeirante, bairro Penha, esta capela erguida em homenagem a Santo Antônio esta aberta à visitação pública todos os dias, de 07:00 h. as 18:00 h.
Às terças-feiras missa: 19:00 h.

Chafariz da Praça Getúlio Vargas
Chafariz localizado na Praça Getúlio Vargas, centro, foi construído em 1835 em homenagem à proclamação do Ato Adicional à Constituição de 1834.
O monumento apresenta algumas características que chamam a atenção.Em seu frontispício, estão esculpidos o brasão do império acompanhado da frase ‘Viva a Constituiçam’, sendo esta considerada uma alusão ao ato adicional à Constituição de 1834, além das típicas carrancas que ornamentavam suas bicas d'água.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Principal templo católico de Pitangui, localizado na Praça Getúlio Vargas. Aberto a partir das 07:00 h.

Capela do Bom Jesus
Localizada no bairro Bom Jesus, é uma das primeiras capelas erguidas em Pitangui pelos bandeirantes paulistas que aqui chegaram.

Alto da Cruz do Monte
Ponto turístico no alto da Serra da Cruz do Monte de onde se tem uma bela visão panorâmica da cidade, além de poder estar em contato com a natureza.

Casarão de Maria Tangará
Prédio histórico onde viveu Maria Tangará, mulher poderosa que viveu em Pitangui lembrada ainda hoje por sua riqueza e poder, como também por sua rivalidade com Joaquina de Pompeu, outra matriarca mineira cuja fama ecoa até os dias de hoje.

Igreja de São Francisco
Localizada no bairro São Francisco, é um exemplo do barroco tardio das Minas Gerais. Atualmente não está aberta à visitação pública, mas o turista pode conhecê-la e apreciar sua beleza caminhando por seu adro.

Casarão de Padre Belchior
Localizado na Rua Padre Belchior, centro. Este casarão abrigou Padre Belchior, que se tornaria conselheiro de D. Pedro I e presenciou os fatos que culminaram com a proclamação da independência do Brasil em 07 de setembro de 1822.

Prédio do Fórum
Localizado na  Praça Getúlio Vargas, este prédio, onde se localiza o atual fórum de Pitangui, foi construído no século XVIII para abrigar a cadeia de Pitangui.

Capela de São José
Localizada no bairro Gameleira é um dos primeiros templos católicos construídos em Pitangui. Aberto a visitação pública todos os dias a partir das 07:00 h.

Mina da Lavagem
Localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto,bairro Cachoeira, a Mina da Lavagem era o local onde se lavava o material da extração aurífera no século XVIII.

Morro do Batatal
Localizado no bairro Penha é considerado o marco zero de Pitangui. Segundo a história, foi no morro do batatal que os primeiros exploradores da região encontraram ouro, iniciando a ocupação. O local tem este nome, pois, conta-se que as pepitas de ouro encontradas ali eram enormes, do tamanho de batatas.

Casa de Borba Gato
Localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, este casarão foi construído pelo bandeirante paulista Borba Gato.

 

 

Informações Úteis

 
Prefeitura de Pitangui
www.pitangui.mg.gov.br


Hospital
Santa casa de Misericórdia
Praça Antônio dos Santos, nº 15 – Bairro São Francisco
Fone: (37)3271-4012

 
Transporte
Rodoviária de Belo Horizonte
Endereço: Praça Rio Branco, nº100 - Centro.
Cep: 30.111-050
E-mail:
rodovi@pbh.gov.br
Guichê da Empresa Santa Maria ou Sertaneja
Informações ao usuário: (31) 3209-0658 / 3271-3000
Administração: (31) 3277-9506


Créditos
Informações e fotos
Site:
http://daquidepitangui.blogspot.com/