24 de outubro de 2014
busca
Destinos :: Santa Catarina :: Camboriú
Camboriú - SC

Guia de Camboriú - SC

História de Camboriú

HISTÓRIA DA CIDADE
Nossa história não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro, povoado por índios que aqui encontraram lugar ideal para moradia, já que no local da praia de Laranjeiras a pesca era farta, clima agradável e, no rio, a água doce. Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio. Mas, somente em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra para cultivo e moradia, na localidade que hoje se chama Bairro dos Pioneiros.
Por volta de 1840, foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis a construção de uma Igreja  - Nossa Senhora do Bom Sucesso (Tombada como Patrimônio Histórico Municipal) e, assim, criou-se o Arraial do Bom Sucesso. Paralelamente, o Governo elevou o local a Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú e, em 1884, criou-se o Município de Camboriú. A forte economia cafeeira encontrou em Camboriú o lugar ideal. Por muito tempo, o município foi o principal produtor de café do Estado. A exploração das jazidas de mármore, granito e calcário também se destacaram na atividade econômica. Foi assim que a sede do município transferiu-se para o Arraial dos Garcias e a antiga sede na barra como Distrito de Paz. A agricultura era valorizada e a faixa litorânea desprezada. No final da década de 1920, tem início ao processo de desenvolvimento. Em 1926, começam a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a moradores de Blumenau.
Surge, em 1928, o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro. Os alemães do Vale de Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir à praia como lazer pois, até então, o banho de mar só era conhecido como tratamento medicinal ou pesca (os colonos achavam que "mandar alguém para a praia" era uma ofensa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), os alemães mantiveram-se afastados de nossa praia para não serem hostilizados, já o que exército brasileiro usou os hotéis e as moradias da praia como observatórios da costa brasileira. Com o fim do conflito, reiniciou-se o fluxo turístico. Mas, foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centroturístico brasileiro. Em 1959, foi elevada a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.
Balneário Camboriú teve sua emancipação político-administrativa reconhecida no dia 20 de julho de 1964. Conta hoje com uma população fixa em torno de 120 mil habitantes, e é considerado o principal balneário do Sul do Brasil, a "Capital Catarinense do Turismo", tendo no turismo sua principal fonte de renda. Durante o verão, sua população sobe para mais de um milhão de pessoas, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro. O mês de menor movimento, tradicionalmente, é o de junho.


Origem do nome
De origem indígena-tupi, há várias citações como: Camboriasu em
1779, Cambarigua-ssu em 1797, Camborigu-assu em 1816, até chegar a uma
referência de Henrique Boiteux como Camborihu, que significa: Rio de
muito robalo ou criadouro de robalo, peixe muito comum nesta região.


Aniversário da cidade
20 de Julho.

 
 

Pontos Turísticos de Camboriú

TURISMO


Balneário Camboriú tem hoje uma completa infraestrutura para receber os turistas, o que a transforma no quinto centro turístico nacional e na cidade brasileira que, proporcionalmente, mais turistas recebe durante o ano. Atualmente, há na cidade mais de 6.000 estabelecimentos comerciais entre bares, restaurantes, boates, danceterias e lojas, que oferecem aos turistas as mais variadas opções de divertimento e compras.
A juventude marca grande presença, pois além de ser ponto de encontro nas férias, Balneário Camboriú considerada jovem. Mais da metade dos moradores tem abaixo de 30 anos. Também é jovem porque foi fundada em 20 de julho de 1964, mas ao mesmo tempo guarda histórias do século 19, com a colonização portuguesa fixando povoado às margens direitas do rio Camboriú, no Arraial do Bom Sucesso, atual bairro da Barra, em torno de 1820.


Principais pontos turísticos


Ilha das Cabras - Praia Central
Um dos cartões postais do município. Pra chegar até ela, distante 600 metros da praia Central, basta optar pelos passeios de escuna, partindo da Barra Sul.


Praia Central
É na Praia Central que tudo acontece. Shows, esportes e muita gente bonita são uma constante. Com completa infra-estrutura, é ali que estão os principais hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, além de variado parque comercial.
A praia é margeada pela Av. Atlântica, cujo charme está no calçadão que acompanha toda a orla. É um belo projeto paisagístico, com dezenas de quiosques, pequenos recantos para leitura e bate papo, além de ser muito procurada para caminhadas. Com quase 7 km de extensão, é a praia mais urbanizada.


Praia de Laranjeiras
A 6 Km do centro, a praia fica em uma pequena baía, com águas tranqüilas próprias para banho e esportes náuticos. Ali, foram encontrados fósseis de índios que viveram há milhares de anos neste cantinho de sonhos. Em apenas 750 metros de extensão, concentra bares e restaurantes e trapiche para atracação de embarcações. O acesso pode ser feito pela BR-101, seguindo pela Linha de Acesso às Praias ou pela Barra Sul, através dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias.


Praia de Taquaras
Quem procura paz e tranqüilidade não pode deixar de conhecer esta praia. O acesso é feito pela Linha de Acesso às Praias, após Taquarinhas. É própria para pesca artesanal e possui águas tranquilas, transparentes, mas profundas. Tem 1.150 metros de extensão e fica distante 8,5 km do centro. Existe ainda, no local, um pequeno núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes e colônia de pescadores.


Praia de Taquarinhas
Distante 8 km do centro, é uma praia de águas límpidas e cristalinas, porém agitadas e propícias à pesca de arremesso. Tem 600 metros de extensão, com areias grossas e paisagem com características totalmente agrestes. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, Interpraias, rumo sul, depois de Laranjeiras.


Praia do Buraco
De mar agitado, a praia é ocupada em mais da metade por um hotel. Fica a 3 km ao norte do centro, e seu acesso é feito através do empreendimento hoteleiro ou por uma charmosa passarela com mirantes, decks de madeira, luminárias em toda sua extensão e escadas de acesso à areia da praia.


Praia do Canto
Localizada a 3 km do Centro, no Pontal Norte, o acesso se dá por uma charmosa passarela com mirantes, decks de madeira, luminárias em toda sua extensão e escadas de acesso à areia da praia. Do pequeno recanto de águas límpidas e tranqüilas, pode-se contemplar a Praia Central em sua totalidade. Possui 50 metros de extensão.


Praia do Estaleirinho
Localizada a 12 km da Praia Central, possui águas cristalinas e areia grossa, além de núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É quase um recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver com toda a tranqüilidade que o local proporciona. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, após a Praia do Pinho.


Praia do Estaleiro
A 11 km do centro, permanece com características agrestes e própria para pesca de arremesso. Possui águas cristalinas e areia grossa, núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É outro recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver com toda a tranqüilidade que o local proporciona. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, após a Praia do Pinho.


Praia do Pinho
Conhecida internacionalmente, é a primeira praia oficial de naturismo do país, prática conduzida por um rígido código de postura. A 9 km da área central, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante.


Complexo Cristo Luz
Construído em 1997, o monumento possui 33 metros de altura, apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na mão esquerda, ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, simbolizando o sol, que gira num ângulo de 180º, derramando sobre a cidade, em forma de benção, a luz do caminho da fé. As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. No local, há restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Também possui o Memorial Balneário Camboriú, que conta com belíssimas imagens da cidade e do próprio Cristo Luz. E o Memorial de Artes Sacras, que contém as réplicas das vestes utilizadas por Bento XVI, bispos e padres, na missa realizada em São Paulo, na última visita do Papa ao país.
Como chegar: Possui transporte gratuito, que passa em pontos  específicos na Av. Brasil. Para encontrá-los, basta localizar as diversas placas indicativas espalhadas pela cidade.
O acesso é feito pela Rua Indonésia, nº 800 no Bairro das Nações.
Fones: 3367-4042 /3363-2329
Crianças até 10 anos não pagam ingresso.
Horário: 10 às 02h
www.cristoluz.com.br


Ecoturismo
Balneário Camboriú possui vocação natural para o ecoturismo. Muitos lugares reservam o prazer do contato direto com o mais puro aroma da natureza preservada. É o caso do Parque Ecológico Rio Camboriú.
É onde se localiza a Secretaria do Meio Ambiente da cidade. Como principal atração possui seis trilhas ecológicas, onde é possível conhecer parte da flora e fauna da região, a Mata Atlântica. Existe no local um laboratório e uma farmácia que elaboram e fornecem gratuitamente à população chás medicinais, a partir de plantas cultivadas no horto ali existente.
O roteiro das praias ao sul do município pela Linha de Acesso às praias (Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho) e os encantos do passeio pela Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias, através de seus bondinhos aéreos são outras atrações recomendadas.
Morros e Cordilheira
Parque de Aventuras
Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta
Zoológico - SANTUR - Parque Cyro Gevaerd
Informações detalhadas em
www.secturbc.com.br


Parque Unipraias Camboriú
Complexo turístico com mais de 85 mil metros quadrados, único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos. São 47 bondes, totalmente informatizados, com capacidade para seis pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras.
A estação Barra Sul tem um centro de lazer, compras e diversão, com lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto.
A segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, é um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, com trilhas pela mata, mirantes, quiosques, bares, anfiteatro e auditório panorâmico.
O destino final dos bondes aéreos é a praia de Laranjeiras, ideal para esportes náuticos, e que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.
A partir de 15 de janeiro de 2009, o Parque também conta com o "Youhooo!" - Trenó de Montanha, que corre por trilhos em meio a Mata Atlântica, a velocidade de até 60 km/h, numa extensão de 710 metros. O equipamento é alemão, tem as licenças para funcionar e totalmente seguro. No passeio pode-se apreciar a vista da Praia Central ou de Laranjeiras. O trenó está instalado na Estação Mata Atlântica, a uma altura de aproximadamente 200 metros, no Morro da Aguada.
Av. Atlântica, nº 6006 - Barra Sul -
www.unipraias.com.br
Fone: 3367-0493
Como chegar: Você pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel. Se for de ônibus pegue a linha 105/1.
Horário: 09h as 20h (jan/fev)
Preço passeio adulto: R$ 30,00 - Somente bondes aéreos - consultar Marketing do Parque para outros preços.
Obs: Crianças até 05 (cinco) anos não pagam ingresso. Brasileiros acima de 60 (sessenta) anos apresentando identidade, terão 50% de desconto na tarifa normal.


Acervo Ayrton Senna
"Tributo a um Campeão" é um espaço idealizado pelo empresário Altair Kadiz dos Santos, encontrado no interior do complexo esportivo Kadiz Esporte & Lazer. No acervo são apresentadas mais de 1,5 mil peças, entre réplicas e originais do tri-campeão de Fórmula Um. Dentre os itens estão obras de arte, mini-carros de corrida, capacetes, macacão, estatuetas, mais de 500 fotografias, entre outros objetos. Vale a pena conferir este acervo. A entrada é gratuita e também visitação com agendamento para escolas.
Como chegar: O museu está localizado na entrada de Balneário Camboriú, no bairro Taboleiro, Rua Alameda Kadiz, nº 111.
Fone: 3363-7700 / 9967-3001
www.kadiz.com.br


Boliche
O Boliche é mais uma alternativa de divertimento em Balneário Camboriú, pode-se jogar tanto como lazer (entre amigos e familiares) ou como esporte em importantes competições.
Além das oito pistas de boliche na qual constantemente ocorrem campeonatos, o local conta com bar e restaurante para um excelente happy hour de frente para o mar. A atração conta ainda com fliperama, mesas de sinuca e pebolim.
Av. Atlântica, 1346 - Centro
Fone: 3363-1809
www.atlantisbowling.com.br
Horário: A partir das 18h


Bondindinho
Para passear pela cidade, uma das melhores opções é o Bondindinho. Um veículo com design diferenciado, que permite ao passageiro ampla visão externa. Ele alia a necessidade de locomoção ao prazer de presenciar o efervescente movimento da cidade. Qualquer que seja sua opção, não esqueça de levar máquina fotográfica para registrar momentos inesquecíveis. O Bondindinho possui ainda em seu interior, TV e DVD, cuja função é mostrar imagens de pontos turísticos e belezas naturais do município.
Circula na Avenida Brasil, passando pela Rua Dom Afonso, onde se encontra a Ponte Pênsil, Barra Sul (ponto final ao lado do Parque Unipraias) e retorna pela Avenida Atlântica. Ele não possui um ponto específico de parada, basta acenar para que o veículo pare.
Horários: 06h às 02h.
Linha Especial: 24h (01 veículo)
Mais informações: 3363-7282


Fórmula 5
Aqui pilotar não tem idade. Venha com seus filhos ou amigos que há diversão para todos. Oferece 13 bugs para maiores de 6 anos e 03 carrinhos pequenos para os menores.
Localiza-se no início da Avenida Brasil, esquina com a Rua 2001.
Fone: 9656-5504
Horário: 09h às 24h.
Como chegar: Você pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel.
Se for de ônibus pegue a linha 105/1.


Ímola Autorama
No andar superior do Kart Indoor, numa área de 300m2, está a maior pista de Autorama do estado e segunda do país, toda equipada e aparelhada com sistema eletrônico de cronometragem, oficina, loja de equipamentos e peças, locações, bar e sala de jogos com churrasqueiras.
Ninguém pode perder!!
Rua 4000 - Barra Sul
Fone: 3361-6000
Horário: 09h às 24h.
www.kartbarrasul.com.br
Como chegar: Você pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel.
Se for de ônibus pegue a linha 105/1.


Kart Indoor
Na pista tudo esquenta!! O ritmo dos motores, o agito das bandeiras, o ânimo da torcida e a empolgação dos pilotos! É a maior pista coberta indoor do sul do país, motores 6,5 hp, largada com até 10 karts, baterias de 15 min, bar, sala de jogos e churrasqueira. A diversão é garantida!
Rua: 4000 - Barra Sul
Fone: 3361-6000
www.kartbarrasul.com.br
Horário: 09h às 24h.
Como chegar: Você pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel.
Se for de ônibus, pegue a linha 105/1.


Lan Houses
São casas que oferecem jogos de computador em rede, além do acesso a internet, podendo conferir seus sites preferidos, entrar em salas de bate-papo entre outras diversões. A maior parte das lan houses podem ser encontradas na Avenida Brasil.
Mais informações no Portal Turíítico.
Fone: 3367-8005
Toll Free: 0800 6478122


Molhe - Barra Sul
O atrativo possui 452 metros de comprimento e é pavimentado em madeira e petit pavê. No piso, a forma de animais da fauna marinha da região, como o robalo, o siri e o cavalo-marinho, faz do molhe mais um belo cartão postal da cidade.
O local também possui um moderno sistema de paisagismo, com iluminação baixa e bancos ao longo do percurso. Há também um playground infantil na forma de uma embarcação naufragada. Mais que um encantador atrativo turístico, o molhe da Barra Sul garante a segurança no tráfego de embarcações turísticas na Foz do Rio  Camboriú e nas atividades da pesca artesanal.
O molhe localiza-se na Avenida Atlântica, em frente ao Parque Unipraias. Para chegar, basta pegar o bondindinho ou um ônibus circular. Se for de ônibus, pegue a linha105/1.


Passeios de Escunas
Se você procura aventura, não perca os passeios de Barco. Eles saem da Barra Sul e percorrem as águas da praia Central, contornando a ilha das Cabras e desembarcando na bela praia de Laranjeiras.
Barco Pirata: 3367-3258
Capitão Gancho: 3361-0587
Horário: 09h às 18h - Saídas diárias.
Como chegar: Algumas empresas possuem veículo próprio que buscam os passageiros nos hotéis. Você também pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel.
Se for de ônibus, pegue a linha 105/1.


Passeios de Helicóptero
Aproveite para conhecer a cidade de um ângulo diferente. Do alto, pode-se desfrutar amplamente das belíssimas paisagens, com direito a manobras ousadas, como mergulhos, que garantem muita emoção. O passeio mexe com os sentidos dos visitantes.
Quem quiser encarar esta aventura, pode programar seu passeio com o embarque no heliponto da Barra Sul.
Tempo: 08 min - Percurso: Bal. Camboriú, Praia de Laranjeiras e retorno.
Tempo: 12 min - Percurso: Bal. Camboriú, Praia de Laranjeiras, Praia de Taquarinhas, Praia de Taquaras, Praia do Pinho e retorno.
Fone: 3361-0880/9967-1366
vianahelicopteros@hotmail.com
Como chegar: Você pode ir de bondindinho, ônibus circular ou mesmo de automóvel.
Se for de ônibus pegue a linha 105/1.


Urbanização Ambiental - Pontal Norte
Com cerca de 500 metros de passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, 800m2 de gramados e 67 metros lineares de taipas, o atrativo valoriza a qualidade ambiental do Pontal Norte e oferece mais uma opção de lazer para moradores e turistas.
No total, são aproximadamente 1.500 m2 de área iluminada de lazer, segurança e conforto para toda a família. O visual é belíssimo e se tem o privilégio de estar em plena Mata Atlântica conservada.


VIDA NOTURNA
À noite, Balneário Camboriú se transforma num dos palcos prediletos pelos visitantes. O agito noturno já começa ao entardecer. Cervejaria, cachaçarias, bares com música ao vivo, boates apresentam estilos diversificados de música e ambientes para todos os gostos.
Outros pontos disputados por jovens e adultos são os bares, restaurantes, cafés coloniais e sorveterias, PUBS, principalmente ao longo da orla marítima. Durante todo o dia ou à noite, são locais aconchegantes para reunir amigos num bate-papo descontraído, com direito a um visual encantador para a Praia Central. Destaque também às casas de boliche, snooker, bingo e cinemas de Balneário Camboriú.


Armazém da Arte
Atualmente, o município conta com oito Clubes de Mães, que estão localizados estratégicamente nos diversos bairros da cidade, atendendo entre crianças e adultos. São oferecidos cursos de artesanato, pinturas em tecido, tela, vidro, costura, bordado, biscuit, caixaria em revista e jornal, crochê, tricô e dicas culinárias.
O material confeccionado nos cursos é comercializado no local. É denominado Armazém da Arte Clube de Mães e está localizado à Avenida Brasil, 1591 loja 8 - Centro. Galeria Joaquim Correia.
Fones:  (47) 3363-3685  (47) 3363-3685
Portal:
www.armazemdaarte.art.br
E-mail: contato@armazemdaarte.art.br


Camelódromo

Esta feira firma-se como importante ponto de turismo e comércio local. Apresenta mais de 300 lojas oferecendo uma grande variedade de artigos e preços acessíveis. São encontrados desde perfumes importados, celulares, charutos, instrumentos para pesca até bijuterias, produtos de beleza entre outros. Este é um local onde você pode encontrar tudo o que procura. São dois pontos na Avenida Brasil e um em frente à Igreja Matriz.
Aberto todos os dias.


Esportes
Há uma variedade de opções para a prática de esportes terrestres, aquáticos ou aéreos. Em toda a extensão da praia Central, após as 18h, existem áreas específicas para a prática de aeróbica, futebol, futvolei, vôlei, frescobol e até mesmo canchas de bocha. O surf em Balneário Camboriú é também um esporte muito praticado e a cidade é conhecida por ser o berço de diversos surfistas profissionais.
Pelo céu, pode-se optar pelos vôos de asa delta e parapente, realizados no Morro do Careca, no Pontal Norte. Para aqueles não possuem experiência ou equipamento, pode-se optar por um vôo duplo em companhia de instrutores especializados. No Morro do Careca também são praticados outros esportes radicais, como a escalada e o rappel.
Quadras de padlle, esporte popular na Argentina; arvorismo; espaços para futebol em todas as suas categorias, em quadra coberta; kart; pistas públicas de skate e quadra de tênis são algumas opções encontradas na cidade. As academias também são muito procuradas, oferecendo modernos equipamentos e diversas modalidades esportivas como artes marciais, aeróbica, musculação e escalada. (Detalhes em
www.secturbc.com.br )


Arquivo Histórico Municipal
Tem como acervo cultural a documentação histórica do Município e região (datadas de 1870),  fotografias, periódicos, panfletos, mapas e informações diversas. Os documentos, videos e fotos estão em arquivos deslizantes para facilitar o acesso dos usuários à informação.
Localiza-se no último piso da Biblioteca Municipal Machado de Assis, na 3ª Avenida, esq. com a Rua 2500 - Centro.
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª - das 8h às 12h e 14h às 18h.
Fone: 3361-8205


Bairro da Barra
Sítio Histórico Cultural, guarda até hoje as características da cultura de base açoriana herdada dos antigos colonizadores. Lá se encontram hábitos de vida, gastronomia, artesanatos típicos da cidade. Vila de pescadores, cada canto possui uma vista privilegiada da parte moderna da cidade do outro lado do rio Camboriú. Da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Tombada pelo Patrimônio Histórico) em arquitetura colonial com imagens doadas pela família real, tem-se a visão dos três períodos econômicos da cidade: colonial-cafeeiro-turístico.
A Casa Linhares antiga propriedade da época do café, abriga hoje, a Escola de Arte e Artesanato. A Praça dos Pescadores com algumas árvores de histórias pitorescas. São pontos turísticos culturais que merecem destaque.
Como chegar: Você pode utilizar o bondindinho para chegar até a Barra Sul e depois atravessar o rio Camboriú com a balsa.  Ou ainda fazer uso do transporte coletivo ou veículo próprio.
Se for de ônibus pegue as linhas: 106/109 ou 110.


Biblioteca Municipal Machado de Assis
A Biblioteca Municipal está em um espaço de 1.500 m2, divididos em três andares, sendo o último destinado ao Arquivo Histórico Municipal.
Com um acervo de aproximadamente 28 mil livros, entre enciclopédias, periódicos (jornais e revistas), literatura infantil, infanto-juvenil, romances e best-sellers.
Possui sistema informatizado de empréstimos e devoluções de livros, e diversos computadores com internet para estudo e pesquisa. Também possui um espaço todo especial para a biblioteca infantil.
Funciona na 3ª Avenida, esq. com Rua 2500 - Centro.
Horário: De 2ª a 6ª - 8h às 12h e 14h às 18h.
Fone: 3361-8205


Fund ação Cultural de Balneário Camboriú
A Fundação Cultural através de suas atividades busca a valorização dos bens históricos.
Compõem a estrutura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú: Biblioteca P?blica Municipal "Machado de Assis", Centro Municipal  de Cultura Castro Alves, Escola de Arte e Artesanato "Cantando, dançando e tecendo a nossa história", Projeto Artenomia, Biblioteca Volante " Viajando com a leitura" e a Galeria Municipal de Arte.
Localiza-se na Rua 2412, esq. com Rua 2450, nº 111- Centro.
Horário: de 2ª a 6ª das 8h às 18h.
Fone: 3366-5491


Galeria de arte
Atualmente, expõe obras de diversos artistas, mostras fotográficas, lançamentos de livros entre outros.
Localiza-se na rua 2412, esq. c/ Rua 2450, nº 111 - Centro.
Horário: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h.


Igrejas, Templos e Centros Espíritas


Igreja Matriz Santa Inês - Católica
Localizada na Rua 1.400 n. 429, no centro de Balneário Camboriú. A Igreja permanece aberta de terça a domingo. Nos meses de janeiro e fevereiro, a missa das 21h - celebrada em espanhol.
Fone:  (47) 3367-0847  (47) 3367-0847 .


Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (principal atrativo Histórico Cultural) - Católica
Uma das mais antigas de Santa Catarina, construída entre 1849 e 1863, pelos escravos em estilo colonial. Foi a primeira no Arraial do Bom Sucesso; primeiro nome de Balneário Camboriú. Localiza-se no Bairro da Barra no caminho da Interpraias.


Capela São Sebastião
Localizada na Av. do Estado n. 1750, no Bairro Pioneiros.
Missas todos os dias às 19h. Domingos: 08h e 19h.
Fone: 3360-4321


Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Localizada na Rua Indonésia, 220 no Bairro das Nações.
Cultos todos os domingos às 8h 30 min e no 1º e 3º domingo de cada mês também às 19h.
Fone: 3367-8065


Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Localizada na Rua Noruega, nº 26 no Bairro das Nações.
Cultos: 2ª, 3ª e 4ª feira às 19h45
Domingos: 9h e 19h


Igreja Evangélica Vida Nova
Localizada na Rua 1950, entre a 3ª e 4ª avenida, no Centro.
Culto: 5ª e Sábado às 20h, Domingos às 19h.


Igreja Evangélica Luz da Vida
Localizada na Rua Áustria, nº 116 no Bairro das Nações.
Culto: 3ª, 5ª e Sábado às 20h, 4ª feiras às 15h e Domingo às 18h, 20h e 21h.


Igreja do Evangelho Quadrangular
Localizada na Rua 1822, nº1675, no  Centro.
Culto: 3ª feira às 20h, 4ª às 15h, 6ª feira às 20h e Domingos às 19h30min e 21h.
Fone: 3367-8527


Centro Espírita Casa de Jesus
Palestras e Passes: 2ª às 20hs e 3ª e 5ª às 15h30min, Sábado às 18h e Domingo às 8h30.
Estudo Sistematizado: 2ª às 14h, 4ª às 20hs, Sábado às 16hs.
Atendimento Fraterno: 2ª às 18h30, 3ª e 5ª às 20hs e Sábado às 15h.


Monumentos


Monumento Portal de Informações Turísticas
O belo portal possui uma estrutura de 150m2, lembrando uma embarcação, com um mastro de 25m de onde é projetada uma esp?cie de vela. O detalhe permite que ao olhar o imóvel a distância, possa ser visualizado um barco a vela navegando no mar de Balneário Camboriú.
Está localizado na Av. do Estado, nº 5041.
Fone: 3367-8005


Túneis de acesso ao município
Os túneis da 3ª Avenida, 4ª Avenida e da Integração, se tornaram belos portais de entrada. Uma parceria da Prefeitura Municipal / Secretaria de Obras com o designer Rodrigo Huelsmann (
www.huelsmann.com.br ), transformou os túneis em verdadeiros aquários.
Cada túnel possui dez painéis redondos de 2,4 metros de diâmetro, que representam escotilhas. Cada painel leva uma obra diferente do artista. São diversos tipos de peixes da região, golfinhos, polvos, tubarões, cavalos-marinhos, entre outros animais marinhos.
É mais um belo atrativo da cidade, onde os turistas podem apreciar a beleza das obras e tirar belas fotografias.


Monumento Mão do Trabalhador que Sustenta o Mundo
Erguido na Praça Kurt Amann, na Avenida Atlântica, feita de concreto maciço e fibra de vidro em 1991, criado em frente ao público, é um dos cartões postais da cidade.
Artista: Reiner Wolff.


Monumento Cascata das Sereias
Obra feita em 1999 com figuras mitol?gicas de Sereias a banhar-se em cascata de taças suspensas com formas geométricas, representativas de patamares onde se levou em conta a dinâmica do local a serem instalados, pela visualização e leveza das brumas de água que caem sobre as figuras, e sobre o ápice uma das sereias segura o sol, símbolo do município.
A obra está localizada na Av. do Estado, próxima ao Corpo de Bombeiros.
Artista: Jorge Schröder


Monumento Marambaia
A escultura denominada Marambaia, que significa "o observador de uma embarcação de pesca que não vai ao mar, mas pelo conhecimento que tem, consegue avistar os cardumes a longa distância, também conhecido como olheiro ou marinheiro namorador".
Foi produzida com peças/sucatas de ferro e alumínio.
Está localizada em frente ao Marambaia Cassino Hotel.
Artista: Paulo de Siqueira


Monumento Esculturas no Início da Avenida Atlântica - Pontal Norte
Faz parte de uma série de peças realizadas pelo escultor, intituladas como Força do Inusitado; feitas de bronze soldado e resina acrílica.
Artista: Jorge Schroeder


Monumento Escultura na 4ª Avenida.
Com representativa forma geométrica, a peça do artista também faz parte da série Força do Inusitado. Com parte acrílica translúcida e parte metálica, que se interligam para formar uma relação de convivência de formas amorfas e orgânicas.
Artista: Jorge Schrö?der


Monumento aos Pescadores.
Obra figurativa realizada em bronze fundido, representando uma prática local que é o arrastão, onde um grupo de homens retira uma rede repleta de peixes em meio a água, dando a impressão do local onde realmente ocorre o trabalho. A obra segue uma linguagem própria do meio, vila de pescadores e tem até como inusitado o fato de os pescadores do local se identificarem com as peças feitas.
O monumento está localizado na Rodovia Interpraias, próximo a praia de Laranjeiras.
Artista: Jorge Schröder


Monumento Sorriso
Um grupo de amigos descontentes com a política nacional, no ano de 90 por brincadeira lançou um cachorro amigo da turma, como candidato a Deputado Federal.
Ele recebeu mais de 1000 votos somente da cidade de Balneário. No ano de 99 foi atropelado e o curioso é que um amigo inconformado empalho-o e o guarda até hoje em sua casa.
A estátua em bronze pode ser encontrada em frente ao restaurante Kananga na Avenida Atlântica.


Monumento Dama Solitária
A obra foi solicitada por engenheiros do edifício Caminho do Mar, com intuito de embelezar a entrada do prédio.
Com formas grandiosas, o monumento foi esculpido em ferro e cimento, utilizando uma técnica adquirida na Holanda pelo autor.
A bela escultura com os passar dos anos tornou-se um ponto muito visitado por turistas.
Localiza-se na Rua 1501.
Artista: Bautista Cláudio Vuillerot


Monumento Relógio do Sol
Localizado na Avenida do Estado, próximo a Cascata das Sereias. Foi construído por um artista uruguaio, "em agradecimento a hospitalidade recebida", dizia. Orientada a partir do ponto norte magnético e da luz solar.
Artista: Felix Carbajal


Molhe da Barra Sul
Ambas participaram da Mostra Itinerante de Esculturas de Grande Porte, que percorreu várias cidades catarinenses e o MUBE - Museu Brasileiro da Escultura (São Paulo). As esculturas vieram para Balneário Camboriú em dezembro de 2005.
Esculturas: Jorge Schröder, da série Repouso e Tensão e Pita Camargo, da série Estilhaços.

Fachadas
A imponência e grandiosidade dos edifícios da orla da praia Central conferem a cidade um status de metrópole. Obras de arte emolduradas nas fachadas dos prédios ou expostas somam-se a acabamentos impecáveis, comprovando a excelência de cada projeto concluído. De acordo com a lei municipal 2524 Art. 65- A - fica obrigatória a colocação de 01 (uma) obra de arte na frente, fachada ou jardim das edificações iguais ou superiores a 06 (seis) pavimentos.
Você pode encontrar obras de artistas como: Guido Heuer, Pita Camargo, Ana Vuillerot, Marcel Huss entre outros.
Vale a pena conferir!

 


Informações Úteis


Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú
Fone: 0800 647 8122
Email:
silviabomm@gmail.com

 

CRÉDITOS
Informações e fotos
Site:

www.camboriu.sc.gov.br
Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo
Silvia Bomm - Assessora